O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Araçatuba, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou a Campanha Agosto Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a “Violência contra a Mulher e relacionamentos abusivos”. A iniciativa ocorre no mês em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi instituída, reforçando a luta pelo fim da violência contra a mulher.
Como parte da campanha, o CRM já promoveu diversas palestras, incluindo capacitações para a Polícia Militar e profissionais do Pronto Socorro Municipal. Além disso, entre os dias 16 de agosto e 6 de setembro, alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais da cidade receberão palestras online sobre o tema central da campanha.
Em uma parceria com a Eurofarma, no dia 18 de agosto, haverá uma ação de orientação sobre anticoncepção para as mulheres atendidas pelo CRM.
Um dos destaques da programação é o curso gratuito de autodefesa para mulheres, que será realizado nos dias 22 e 23 de agosto. A iniciativa, aberta ao público e voltada para mulheres maiores de 18 anos, é fruto de uma parceria com a Secretaria de Esporte e Segurança Pública de Araçatuba. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por telefone ou presencialmente.
O CRM reforça a importância da participação da comunidade nas atividades, visando fortalecer a rede de apoio e proteção às mulheres e combater a violência de gênero na região.
CURSO DE AUTODEFESA
Aberto ao público, o CRM vai oferecer um curso gratuito de autodefesa para mulheres em parceria com a Secretaria de Esporte e Segurança Pública de Araçatuba. O curso acontece nos dias 22 e 23 de agosto e é voltado para mulheres maiores de 18 anos. As interessadas devem fazer a inscrição pelos telefones (18) 3608-4452/ (18) 3623-4909 ou presencialmente, na rua Chiquita Fernandes, 615.