Um apagão nacional registrado nesta terça-feira (15) afetou ao menos 25 estados, incluindo o Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma falha, cuja causa ainda não foi esclarecida, impactou o fornecimento de energia a partir das 8h20.
Em Araçatuba, a queda de energia causou incômodos aos moradores, embora não tenham sido relatados problemas mais graves na cidade. O desabastecimento interrompeu o funcionamento de serviços públicos, incluindo linhas de metrô em cidades como Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.
O ONS informou que a recomposição da energia já foi iniciada em todas as regiões afetadas. “Até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos dos 16 mil MW afetados”, destacou o órgão.
José Marengo, coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ressaltou que a causa do apagão parece ser operacional. Ele descartou a possibilidade de seca extrema como fator contribuinte, especialmente no Nordeste, onde o apagão teve início. “Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema”, explicou Marengo.
Estados afetados
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins