A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (25) que vai manter a bandeira tarifária verde acionada em setembro. Com a decisão, as contas de luz continuam sem cobrança adicional no próximo mês. A expectativa é que a bandeira permaneça nesse patamar até o fim deste ano.
A bandeira verde, que está em vigor desde abril de 2022, foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no país. Os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional não pagam taxa adicional nas contas de luz há mais de um ano.
Em nota, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ressaltou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%.
“Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor da bandeira amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração.”