A Volkswagen anunciou a chegada ao Brasil do ID.Buzz, veículo apelidado de “nova Kombi”, em evento de celebração dos seus 70 anos de produção no país. O carro, que faz parte da linha de veículos elétricos ID da empresa, será importado para a América do Sul, embora os preços ainda não tenham sido divulgados.
“Como nenhum outro cargo, o ID.Buzz une o passado e o presente”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, reforçando o caráter nostálgico e inovador do veículo.
A linha ID utiliza uma plataforma modular desenvolvida para diversos tipos de veículos elétricos. O ID.4, já anunciado anteriormente para o Brasil em evento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), também faz parte desta linha.
O ID.Buzz compartilha várias tecnologias com seus “irmãos” de linha, incluindo um assistente pessoal que responde a comandos de voz, um volante e um painel de instrumentos minimalista com informações essenciais. Adicionalmente, o sistema de luzes LED com a tecnologia IQ Light, presente na versão mais cara do Taos no Brasil, e o pacote ADAS de segurança ativa e passiva, com itens como frenagem autônoma e ACC adaptativo, também foram incorporados ao novo modelo.
Mantendo a tração traseira e motor no eixo traseiro da Kombi original, o ID.Buzz tem 203 cv (150 kw) de potência, podendo atingir um pico de 231 cv. Sua bateria de íons de lítio tem capacidade de 77 kWh e fica alojada no assoalho, seguindo a configuração dos demais veículos elétricos.
No quesito estético, o ID.Buzz se inspira na Kombi original, apresentando cores vibrantes para a carroceria e a opção mais desejada, a bicolor, popularmente conhecida no Brasil como “saia e blusa”.
O sistema de entretenimento do veículo possui uma tela sensível ao toque de 10 polegadas e um cluster de 5,3 polegadas acima do volante. As interfaces são intuitivas, facilitando o acesso às funções que contribuem para o entretenimento e para as viagens.