Durante uma viagem de pesca esportiva no final de junho, um grupo de amigos flagrou um acontecimento impressionante: piranhas devorando um jacaré no rio Javaés, localizado na região oeste do estado, próximo ao Centro de Pesquisas Canguçu. O vídeo (veja mais abaixo) do incidente foi postado nas redes sociais e rapidamente viralizou, acumulando mais de 1,6 milhão de visualizações no Instagram.
“A gente estava passando e viu o jacaré de costas e as piranhas batendo na água. Quando fomos ver eram as piranhas comendo ele. Nem sabemos o que aconteceu. Já o achamos lá daquele jeito”, relatou Kadson Luz, de 40 anos, um dos pescadores e autor do vídeo.
No vídeo, é possível ver um número considerável de piranhas entrando e saindo do corpo do jacaré, que jaz de costas na água. Kadson comentou na postagem: “É tanta piranha que jacaré nada de costa”.
Kadson, que vive em Palmas com a família e trabalha em uma empresa de contabilidade, estava na viagem de pesca com os amigos Andre Acyer, Wanderson Costa Santiago e Tiago Sales Costa, filho de Wanderson.
O flagrante chocante e raro ilustra a brutalidade da natureza e a luta pela sobrevivência no ecossistema do rio Javaés.