Em um movimento de tensão política, Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL), anunciou nesta quinta-feira (20/7), a expulsão do deputado Yury do Paredão (PL-CE). O motivo: o parlamentar compartilhou uma foto “fazendo o L”, símbolo associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e fez publicações elogiando políticas do governo petista, mesmo sendo de um partido de oposição.
A reunião entre Costa Neto e Yury ocorreu na sede do PL Nacional em Brasília, onde o presidente do partido afirmou: “Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”.
Em resposta, Yury do Paredão demonstrou respeito à decisão e reforçou seu compromisso com a defesa da democracia. “Sigo como deputado federal defendendo a democracia, fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância, e defendendo as ações dos governos que tragam melhorias para o povo brasileiro”, disse.
Yury do Paredão elogiou medidas do governo Lula, como a reforma tributária, o arcabouço fiscal e os programas Desenrola e Minha Casa Minha Vida, afirmando que eram fundamentais para o crescimento do Brasil.
Esta não é a primeira vez que o parlamentar se alinha a posturas do PT. Em maio, Yury do Paredão já havia recebido o ex-presidente Lula em um evento no Ceará e compartilhado uma imagem “fazendo o L”, gesto que foi tolerado pelo PL na ocasião.