Um mergulhador de Key Largo, na Flórida, teve uma experiência assustadora quando um tubarão-lixa mordeu seu pé direito e se recusou a soltá-lo por 15 minutos. Andres Garcia estava mergulhando com snorkel quando o incidente ocorreu. Um amigo registrou a cena enquanto Garcia tentava libertar-se da mordida do tubarão.
Inesperadamente, Garcia conseguiu subir em um deque com o tubarão ainda preso ao seu pé. Após 15 minutos de luta, o tubarão finalmente soltou e foi devolvido ao mar. Garcia teve que levar 16 pontos no pé. O incidente aconteceu em setembro de 2020, mas as imagens voltaram a viralizar recentemente.
Um caso semelhante aconteceu em setembro de 2017, em Marathon City, Flórida. Ervin McCarty estava nadando atrás de uma garoupa quando um pequeno tubarão-lixa mordeu e se agarrou ao seu abdômen. Mesmo após lutas intensas para se livrar do animal, ele só soltou a mordida quando um membro do grupo de McCarty cortou suas guelras. O tubarão ainda conseguiu dar uma última mordida no americano.
Apesar desses incidentes assustadores, a National Geographic classifica os tubarões-lixa como uma das espécies de tubarões mais inofensivas para os humanos.