A Toyota oficialmente apresentou o seu hatch esportivo, o GR Corolla, no Festival Interlagos. O veículo, que tem como rival o Honda Civic Type R no Brasil, está disponível em duas versões: Core, com preço de R$ 416.990, e Circuit, por R$ 461.990.
O GR Corolla será limitado a 99 unidades, todas importadas do Japão, e cerca de 40 unidades já estão no país. Apesar das 99 unidades já estarem comprometidas, a marca está buscando trazer mais veículos ao Brasil.
A versão topo de linha, Circuit, inclui recursos como head-up display, alerta de ponto cego, carregador por indução e teto de fibra de carbono. No entanto, em termos de aparência e desempenho, ambas as versões são semelhantes.
No coração do GR Corolla está um motor 1.6 turbo de três cilindros, movido a gasolina, que produz 305 cv a 6.500 rpm e 37 kgfm de torque entre 3.000 e 5.550 rpm. Esse é o mesmo motor que equipa o Yaris GR, embora no GR Corolla ele receba uma calibração mais agressiva, proporcionando mais potência e torque.
A Toyota optou por um esportivo “raiz” com transmissão manual de seis marchas, em vez da transmissão automática CVT que costuma ser encontrada em muitos de seus veículos. A potência é entregue às quatro rodas e pode ser ajustada eletronicamente para dividir a tração entre os eixos na proporção de 60/40, 50/50 ou 30/70.
Além disso, a Toyota se esforçou para tornar o GR Corolla mais leve, equipando-o com capô e painéis das portas dianteiras em alumínio. Essas medidas foram necessárias para compensar o aumento de peso de 85,7 kg causado pela inclusão do sistema de tração integral, em comparação com o Corolla hatch convencional vendido no exterior.
No interior, a Toyota optou por um design simples, porém funcional e bem equipado. A cabine apresenta bancos esportivos que são os elementos mais chamativos, além do símbolo “GR” destacado no volante e no painel de instrumentos virtual de 12,3 polegadas.
A segurança foi uma área em que a Toyota investiu significativamente, como já havia feito com as versões 2023 do Corolla e Corolla Cross no Brasil. O GR Corolla é equipado com o Toyota Safety Sense 3.0, que inclui frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com correção no volante e assistente de centralização de faixa.
Este último é um recurso que ajuda a manter o carro perfeitamente centralizado na faixa, semelhante ao sistema encontrado na versão Touring da nova geração do Honda City.
O pacote de segurança do GR Corolla ainda inclui farol alto comutável, leitor de placas de trânsito, controle de velocidade adaptativo (ACC), e um lembrete para verificar o banco traseiro, destinado a ajudar pais e mães mais ocupados. Além disso, o veículo vem com alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de partida em rampa, oferecendo uma ampla gama de recursos para aprimorar a segurança e a facilidade de condução.