O ex-consultor da OceanGate, Rob McCallum, revelou em uma entrevista à The New Yorker que o submarino Titan, que implodiu no mês passado matando todos os cinco passageiros a bordo, havia tentado retornar à superfície antes do desastre. McCallum afirmou que o submarino havia liberado os pesos do lastro, indicando que o piloto estava ciente de um problema.
“O relatório que recebi imediatamente após o evento – muito antes do tempo de oxigênio ter acabado – foi que o submarino estava se aproximando de 3.500 metros. Ele derrubou os pesos”, afirmou McCallum. “E então perdeu as comunicações e o rastreamento, e uma implosão foi ouvida.”
McCallum, co-fundador da empresa de expedições EYOS Expedition e experiente em operações em profundidades oceânicas, disse que havia tentado alertar o CEO da OceanGate, Stockton Rush, sobre suas preocupações com a segurança da expedição. Segundo McCallum, Rush, que foi uma das vítimas da tragédia, reagiu ficando ofendido.
Ele relatou que quando visitou a oficina de trabalho da OceanGate, ficou preocupado com a falta de protocolos de segurança e as falhas potenciais do equipamento. McCallum questionou o uso de um controle do PlayStation para operar o submersível, citando a possibilidade de falha de comunicação entre o controle e o equipamento.
Após perceber que a OceanGate não tinha intenção de certificar o submersível através de qualquer agência reguladora, McCallum decidiu se afastar do projeto. Ele afirmou que aconselhava as pessoas a não entrarem em um submersível sem certificação.
David Lochridge, ex-piloto de submersível da OceanGate, também expressou preocupações com a segurança do Titan e foi demitido. McCallum incentivou Lochridge a tornar suas críticas públicas. Lochridge, em uma troca de e-mails com McCallum após sua demissão, classificou o submarino como “um acidente prestes a acontecer”.
McCallum estava entre os mais de 30 signatários de uma carta enviada à OceanGate em 2013, expressando “preocupação unânime” sobre a expedição ao Titanic e a decisão de não certificar o submersível.