Stenio Garcia, ator brasileiro de 91 anos, foi internado em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite de sábado, 1º de julho, devido a um quadro de septicemia aguda. A doença, mais conhecida como sepse, é uma infecção generalizada no sangue causada por bactérias, conforme informações do jornal O Globo.
Apesar de sentir fortes dores nas pernas e no quadril, o ator permanece consciente, respira normalmente e de forma espontânea. Garcia está sendo tratado com antibióticos e será submetido a uma série de exames.
A sepse, doença que atingiu o ator, é um conjunto de manifestações graves em todo o corpo resultantes de uma infecção. Mesmo quando localizada em um órgão específico, a inflamação provocada pela infecção pode afetar o funcionamento de vários órgãos, podendo levar à disfunção ou mesmo à falência múltipla de órgãos, como explicado pelo Ministério da Saúde.
Devido à sua idade, Stenio Garcia está em um dos grupos de maior risco para a doença, que também inclui bebês prematuros, idosos com mais de 65 anos, e pessoas com Aids, que passaram por quimioterapia ou utilizam medicamentos que afetam as defesas do organismo.
Os sintomas da sepse não são específicos, mas podem incluir febre, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), taquipnéia (respiração acelerada), tontura, pressão baixa, falta de ar, sonolência excessiva e confusão mental.
Considerada uma doença grave, a sepse mata 11 milhões de pessoas ao ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que cerca de 240 mil destas mortes ocorrem no Brasil, de acordo com a Fiocruz. A gravidade desta condição torna as primeiras horas de tratamento extremamente importantes, que geralmente envolvem a administração rápida de antibióticos, enquanto culturas de sangue são colhidas para identificar o agente causador da doença.