Meteorologistas preveem a chegada de um novo ciclone extratropical nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta quarta-feira (26). Segundo especialistas, o fenômeno tem potencial para rajadas de vento de 60 a 75 km/h e fortes chuvas, embora o potencial de riscos seja considerado baixo.
Este é o quarto ciclone a atingir a região Sul do Brasil desde junho. O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu um alerta indicando que a faixa litorânea do Chuí, no Rio Grande do Sul, a Florianópolis, capital de Santa Catarina, deve receber rajadas de vento de 60 a 75 km/h.
Na última terça-feira (25), já foram registradas chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h no Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o novo ciclone pode provocar trovoadas e granizo.
O que é um ciclone extratropical
Um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente em áreas de médias e altas latitudes. Esses ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, onde o ar frio e denso flui para o centro do sistema. Eles se formam geralmente em regiões de encontro entre massas de ar de diferentes temperaturas, o que gera um sistema rotativo de ventos.
Existem outros tipos de ciclones, como os ciclones tropicais, que são sistemas de baixa pressão formados sobre águas quentes dos oceanos tropicais, e os ciclones subtropicais, que são sistemas híbridos que possuem características tanto de ciclones tropicais quanto extratropicais.