A chegada de uma frente fria deve marcar o início da semana no Sul do país, avançando para outras regiões ao longo da semana, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Além disso, existe a possibilidade de um novo ciclone extratropical na região Sul entre terça e quarta-feira.
A frente fria deve chegar ao litoral de São Paulo na madrugada de terça-feira (11), trazendo com ela ventos fortes, que podem atingir principalmente o litoral do Rio Grande do Sul, a partir de terça-feira. As rajadas de vento podem superar os 80 km/h em alguns pontos, intensificando-se a partir de quinta-feira (13), chegando também ao litoral da região Sudeste.
Os volumes de chuva prometem ser intensos, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, podendo chegar a 100 mm por dia na quarta-feira.
Conforme a semana avança, a frente fria deve chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste. A massa de ar frio pode até alcançar o sul da região amazônica a partir da metade da semana.
As temperaturas devem começar a cair nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul a partir de quarta-feira, com queda de 10°C a 12°C tanto nas temperaturas mínimas quanto nas máximas em alguns pontos.
Enquanto isso, o Nordeste deve continuar com tempo instável, mas com chuvas menos intensas. Em São Paulo, a máxima deve alcançar 29ºC na quarta, e a mínima deve chegar a 9ºC no sábado.
No Rio de Janeiro, a previsão é de máxima de 34ºC na quinta-feira e mínima de 16ºC na terça-feira e no sábado, com a temperatura máxima caindo para 24ºC de quinta a sábado, segundo o Climatempo.