Um novo ciclone extratropical deve se formar no Rio Grande do Sul durante esta semana. De acordo com meteorologistas, o fenômeno, apesar de significativo, não será tão intenso quanto o registrado no início de julho.
O ciclone trará consigo rajadas de vento que devem variar de 40 a 60km/h e uma frente fria. A cidade de Porto Alegre, a capital gaúcha, deve receber chuva entre a tarde e a noite, e as temperaturas na região entrarão em declínio.
Na terça-feira (25), a frente fria se afastará mais para o oceano. A chuva mais intensa vai se concentrar mais ao sul, e há previsão de acumulados de 50mm em Bagé e 60mm em Rio Grande/Pelotas.
No dia seguinte, quarta-feira (26), um cavado – uma região alongada de baixa pressão – dará origem a um novo ciclone. A quinta (27) e sexta-feira (28) verão o afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria, o que trará estabilidade ao clima no Rio Grande do Sul.
Com o afastamento da frente fria e a entrada do ar polar, as temperaturas devem despencar novamente no estado. Na quinta-feira, a manhã começa gelada, com potencial para geadas no oeste e sudoeste do estado. Na sexta-feira, a área de geada se expande um pouco mais, atingindo parte da região central.
Devido ao excesso de nuvens, umidade e tempo mais fechado, a semana também termina mais fria em Florianópolis, Santa Catarina, e Curitiba, Paraná. Especialistas continuam monitorando as condições e emitindo alertas conforme necessário.