Vento forte, chuva e frio. Esses têm sido os efeitos do ciclone extratropical que passou pelo Sul do País esta semana. Na quinta, o Centro-Sul do Brasil sofreu com ventos de até 160 km/h e pancadas de chuva. Agora, a partir desta sexta, 14, uma massa de ar polar deve derrubar de vez a temperatura.
Segundo a empresa Climatempo, a capital paulista deve ter sol neste sábado, mas a temperatura prevista fica entre 8ºC e 20ºC, o que pode significar frio recorde neste ano na cidade. De acordo com a revista Isto É, até agora, o recorde de temperatura mínima registrado em São Paulo foi de 9,8ºC em 16 de maio. No domingo, 16, esquenta um pouco, com mínima de 10ºC e máxima de 24ºC, mas chove à tarde.
Especialistas explicam que os impactos do ciclone foram sentidos com mais intensidade porque se formou mais próximo do continente, o que é incomum. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, duas pessoas morreram por causa do ciclone. Já no Estado de São Paulo, a ventania causou duas mortes.
No interior de São Paulo, Bauru também deve ter hoje mínima de 8ºC, com máxima de 25ºC, e chove amanhã. São José do Rio Preto terá mínima de 10ºC e máxima de 27ºC no fim de semana, assim como Ribeirão Preto.
No litoral, além do alerta para ventania, ressaca e ondas de mais de 4 metros, a temperatura também cai. Santos terá mínima de 12ºC e máxima de 25ºC no fim de semana. Em Ubatuba, no litoral norte, chove hoje e a temperatura fica entre 12ºC e 26ºC.