O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na cidade de Letícia, na Colômbia, neste sábado (8), para participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia. O encontro, organizado pelo governo colombiano do presidente Gustavo Petro, acontece na Universidade Nacional da Colômbia, localizada em Letícia, que faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.
O presidente Lula embarcou na Base Aérea de Brasília às 9h20 e chegou ao destino às 13h, horário de Brasília (11h pelo fuso horário local). Ele se encontrou com o presidente Gustavo Petro e juntos participaram da sessão de encerramento da reunião, além de posarem para a fotografia oficial. A comitiva presidencial retornará à capital federal no mesmo dia, com previsão de chegada às 20h30, conforme a agenda oficial.
Segundo o Palácio do Planalto, a reunião entre Lula e Petro é um encontro bilateral que antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém. A cúpula reunirá os presidentes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A OTCA é um mecanismo internacional que busca fortalecer a cooperação entre esses países em relação à preservação do meio ambiente e ao uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
A Amazônia estará no centro das atenções geopolíticas nos próximos anos, culminando na realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, em Belém. Pela primeira vez, a COP será realizada no bioma da floresta tropical. O presidente Lula pretende levar uma posição conjunta dos países da Amazônia sul-americana sobre questões ambientais para a COP28 deste ano, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.