Colaboradores da GS Inima SAMAR que fazem a leitura do consumo de água dos imóveis participaram na segunda-feira (10/07) de um treinamento no canil do 12º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Ministrado pelos policiais militares Sargento Bono, Cabo Kitadani e Cabo Glauber, o treinamento teve como objetivo reforçar orientações sobre ataques de cães e como se defender.
Os tópicos abordados foram como avaliar a expressão corporal dos cachorros, o que fazer caso perceba que o cão vai atacar e o que não deve ser feito ao receber uma mordida. Os colaboradores também participaram de uma simulação de ataque.
As mordidas e o impedimento da realização da leitura pelos animais são um dos principais problemas enfrentados pelos leituristas. Para evitar acidentes, periodicamente, esses profissionais passam por treinamentos para que saibam agir e se proteger em caso de ataques que podem levar a lesões físicas e psicológicas.
Em 2018, a GS Inima SAMAR registrou cinco acidentes com afastamento do trabalho envolvendo cães nos percursos realizados pelos leituristas e, desde então, graças aos treinamentos e reciclagens, nenhum outro acidente grave foi registrado.
A orientação da concessionária é para que os moradores mantenham os animais presos no dia da leitura, que está previsto e indicado na fatura de água.