Na última segunda-feira (17), a costa da cidade argentina de Rio Grande foi invadida por uma legião de criaturas marinhas conhecidas como “peixes-pênis”. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais por um morador da região, despertando a curiosidade e o espanto dos internautas.
Os “peixes-pênis”, também conhecidos como Urechis unicinctus, são na verdade vermes marinhos que habitam os leitos marinhos de areia e lama. O seu formato cilíndrico e alongado, que lhe deu seu apelido curioso, é uma adaptação à vida subterrânea.
Esses invertebrados constroem complexas redes de túneis onde vivem e se alimentam, capturando partículas de alimento no fluxo de água que criam com suas ações de escavação. Embora sejam mais comumente encontrados em águas mais profundas, eventos de maré ou tempestades podem trazer esses animais para a costa.
Embora a visão de tantos “peixes-pênis” possa parecer incomum, o aparecimento desses vermes nas praias não é necessariamente um sinal de problemas ambientais. Na verdade, é mais provável que seja um indicativo de um ecossistema de praia saudável, uma vez que esses vermes são uma fonte de alimento importante para muitas espécies de aves e peixes.
Portanto, mesmo que o “peixe-pênis” possa não ser o mais belo dos animais marinhos, certamente é um dos mais intrigantes. A visão de centenas deles na costa argentina é, sem dúvida, um espetáculo notável para se testemunhar.