Imagens de câmeras de segurança do Aeroporto de Roma revelaram que Andreia Munarão, uma cidadã brasileira, estava de fato insultando e provocando Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na área de embarque. A Polícia Federal (PF) brasileira espera receber as gravações a partir desta terça-feira (18).
As imagens contrariam as declarações feitas pelo casal de brasileiros Roberto Mantovani e Andreia Munarão, que alegaram em comunicado público divulgado no domingo (16) que houve uma “confusão interpretativa” por parte de Moraes. Segundo o jornal O Globo, o casal sustenta que Andreia não agrediu o ministro e que foi confundida com outras pessoas pelo grupo que acompanhava Moraes em Roma.
No entanto, os registros obtidos pela PF mostram Andreia fazendo gestos de desafio em direção a Moraes, além de insultá-lo e xingá-lo. O conteúdo do áudio, porém, não está disponível nas gravações.
Uma questão ainda em aberto nas investigações é a suposta agressão física ocorrida. Moraes alega que Mantovani empurrou seu filho, também chamado Alexandre, e deu um tapa em seus óculos. Em contrapartida, o casal afirma que Andreia estava sofrendo graves ofensas e que Mantovani, um idoso de mais de 70 anos, “precisou acalmar o jovem agressor”. Dessa forma, insinuam que foi o filho de Moraes quem os agrediu fisicamente.
A análise completa das imagens ainda precisa ser realizada para confirmar qual das versões é verdadeira.