Antonio Laureano, um aposentado de 72 anos, conhecido na região como Seu Lira, tem uma ação carinhosa que mantém há 15 anos na zona rural de Nova Tebas, no centro do Paraná: deixar café pronto para os coletores de lixo que passam por sua residência todas as quartas-feiras.
Seu Lira trabalhou um ano como coletor de lixo, e apesar do pouco tempo, essa experiência o marcou profundamente. “Eu sei que é sofrido. Quando a gente trabalhava, chegar e ter café era tão bom”, relembra o aposentado.
Após se aposentar como funcionário da prefeitura em 2018, ele decidiu ter um olhar mais atencioso para os atuais coletores de lixo. Desde então, Seu Lira prepara o cafézinho após o almoço todas as quartas-feiras, dia de coleta em Nova Tebas.
Com o passar dos anos, a ação de Seu Lira tornou-se cada vez mais apreciada pelos coletores. De acordo com ele, há dias em que os profissionais param “até debaixo de chuva” para garantir uma xícara de café antes de seguir com o trabalho.
Cristiano Kulicz, um coletor de 31 anos que passa pela casa de Seu Lira todas as quartas-feiras, elogia a atitude do aposentado e o considera um exemplo a ser seguido. “Que as pessoas tenham mais consciência na hora de colocar o lixo na lixeira e lembrem que será um ser humano que irá pegar aquele lixo”, ressalta Cristiano.
Edson Carlos Alves e Pedro de França, colegas de Cristiano, concordam com a importância da ação de Seu Lira, reforçando que o café oferecido “muda o sorriso” e faz diferença no seu dia a dia de trabalho.