A IFAB (International Football Association Board) anunciou que, a partir deste mês, oito novas regras entrarão em vigor em jogos de futebol em todo o mundo. As mudanças foram motivadas por uma série de eventos que ocorreram durante a Copa do Catar.
Dentre as alterações, a que mais chama atenção é a regra criada em resposta ao comportamento do goleiro argentino Dibu Martínez, que distraía os adversários durante as cobranças de pênalti. Agora, os goleiros são proibidos de atrasar as cobranças de pênalti, de tocar nas traves, no travessão ou na rede do gol, e de distrair o batedor.
Outra nova regra proíbe a entrada de jogadores reservas ou membros da comissão técnica em campo durante as partidas, uma norma que foi quebrada pela Argentina durante a Copa do Catar. Caso isso ocorra, o gol será anulado.
Além disso, os árbitros agora devem considerar o tempo perdido durante as celebrações de gol e adicioná-lo aos acréscimos. Também houve uma mudança nas regras de impedimento: o auxiliar de arbitragem não deverá levantar a bandeira quando o atleta impedido receber a bola de um adversário com “total controle” da bola e de seu corpo naquele momento.
Em termos de cartões vermelhos, a IFAB decidiu que o jogador não poderá ser expulso em lances quando deliberadamente tentou jogar e/ou disputou a bola. A expulsão se mantém em casos de falta na grande área em que o defensor não tinha chance de competir pela bola.
Outra alteração notável é que, quando alguém na área técnica cometer uma infração e o árbitro não conseguir identificar o infrator, o treinador da equipe levará a punição.
Por fim, a IFAB está fortalecendo o papel dos árbitros assistentes reservas. Eles não eram autorizados a auxiliar os colegas anteriormente, mas agora serão parte da arbitragem e poderão participar de debates e dar seus posicionamentos durante os jogos.