Uma explosão na Cooperativa Agroindustrial C.Vale em Palotina, oeste do Paraná, resultou na morte de nove pessoas e deixou doze feridos na quarta-feira (26), por volta das 17h. As causas do incidente ainda são desconhecidas e uma pessoa permanece desaparecida.
A C.Vale é uma das maiores cooperativas do Brasil, com cerca de 26 mil associados e 13 mil funcionários. As vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo no momento da explosão. Acredita-se que a onda de choque gerada pela explosão foi a causa das mortes.
Tanto equipes terrestres quanto aéreas do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) foram enviadas para o local para prestar assistência. O Corpo de Bombeiros também deslocou 35 socorristas e cães farejadores de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná, para auxiliar nos trabalhos de resgate.
Moradores relataram tremores em casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa. As investigações para determinar a causa da explosão estão em andamento e as autoridades estão pedindo ao público que evite a área para permitir que os socorristas realizem seu trabalho.