O mês de julho é um período difícil para os bancos de sangue do país. No GSH Banco de Sangue de Araçatuba a situação não é diferente, pois os estoques sanguíneos continuam com um déficit de 40%, com um agravamento para os sangues do tipo O+, O- e A-.
“Com as férias, muitas famílias viajam e, entre esse público, há os doadores já regulares que acabam se ausentando. Entre os que ficam na cidade, muitos se tornam inaptos a doar, temporariamente, por causa de gripes e resfriados, sem contar aqueles que acabam não saindo de casa por causa do frio”, explica Gilson Cirino, captador do Banco de Sangue. De acordo com a instituição, em julho a média de doações por dia tem sido de 20 bolsas, quando o esperado são 35 coletas diárias.
Diante desse cenário, o GSH Banco de Sangue de Araçatuba faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta neste momento.
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba atende a hospitais públicos e privados da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada – anexo ao Hospital Unimed.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas;
- Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.