Um menino de dois anos de idade, que estava engasgada, foi salva por funcionários da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Satoru Okida, no Jardim Atlântico, em Araçatuba (SP). O caso aconteceu no início da noite de sexta-feira (7).
A mãe da criança chegou ao local desesperada, gritando por socorro, ao perceber que o filho estava desfalecido por engasgamento, no banco traseiro do carro, logo após buscá-lo na creche.
Foi durante o percurso da creche para casa que a mãe do garoto viu que ele não estava bem. Ela, então, se dirigiu à UBS do Atlântico, a mais próxima do local onde estava, e gritou por socorro com o filho nos braços.
Imediatamente, um auxiliar de enfermagem e uma enfermeira iniciaram os procedimentos de desengasgamento, com a Manobra de Heimlich, e conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança.
O menino, que estava gripado e bastante congestionado, acabou engasgando com o próprio catarro. Após os primeiros-socorros, ele voltou a respirar e foi levado à sala de emergência da UBS, onde passou por atendimento médico.
Como estava com os sinais vitais alterados, a equipe da UBS achou melhor encaminhá-lo à Santa Casa de Araçatuba, em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para ficar em observação.