Um caso raro de infestação de piolhos nos cílios foi registrado em um menino chinês de 3 anos. Segundo relatos, a criança contraiu os parasitas após brincar na areia e esfregar os olhos. Após uma semana de coceira e secreção ocular, os pais levaram o menino ao médico.
Os oftalmologistas identificaram a presença de piolhos de cabelo em uma análise microscópica do olho direito da criança. De acordo com os especialistas, esse tipo de infestação nos cílios é extremamente raro e não possui relevância estatística.
Segundo os pais, o menino tinha o hábito de brincar na areia e, em seguida, coçar os olhos com as mãos ainda sujas. Diante da coceira persistente, a avó decidiu raspar o olho da criança com uma moeda para tentar limpá-lo.
O caso foi publicado em maio no American Journal of Ophthalmology Case Reports. Os médicos responsáveis pelo tratamento realizaram um corte nos cílios do menino para remover as lêndeas e os piolhos. Além disso, foi feita uma limpeza e desinfecção na margem do olho utilizando iodo, seguida pela aplicação de uma pomada oftalmológica.