Um episódio peculiar ocorreu na terça-feira (18) em um Burger King do Shopping Itapevi Center, na Grande São Paulo. Um cliente tentou encher um galão de 20 litros com o refil de refrigerante oferecido pela lanchonete, gerando desconforto para os funcionários e os demais clientes presentes. A situação viralizou na internet.
O estabelecimento possui um regulamento bem claro para a oferta de refil, que é anunciada para consumo próprio e imediato dos clientes. Uma placa com as regras do “free refill” declara: “Beba do seu jeito. Free Refill por 30 minutos”. Além disso, o regulamento destaca que “é vedada a transferência das bebidas do copo para quaisquer outros recipientes estranhos ao presente regulamento“.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra parte da conversa entre o funcionário da lanchonete e o cliente. O cliente argumenta: “Paguei a parada. É seu?” “Se eu paguei à vontade e tomar tudo isso aqui?” A tentativa de encher um galão de 20 litros com refil de refrigerante gerou constrangimento entre os funcionários, que se viram em uma situação delicada diante da recusa do cliente em seguir as regras da lanchonete.
Regras do estabelecimento
A norma estabelece os seguintes pontos sobre o refrigerante “à vontade”:
- Direito ao refil com apresentação do cupom fiscal e com o copo da rede;
- Direito ao reabastecimento durante 30 minutos a partir da compra;
- Não é válido após o fechamento do estabelecimento;
- Copo de uso individual, intransferível. O texto ainda detalha que “é vedada a transferência das bebidas do copo para quaisquer outros recipientes estranhos ao presente regulamento”.
- “Evite desperdício.” Os restaurantes reservam “para si o direito de impedir quaisquer formas de desperdício ou aproveitamento indevido do produto como atos de revenda, transferência ou compartilhamento de terceiros, seja usando o copo, seja usando quaisquer outros recipientes”.