Cartas e fotos foram armazenadas na Cápsula do Tempo da Prefeitura de Braúna durante cerimônia na manhã de quarta-feira (26), na Praça José Ramos da Silva. O artefato foi depositado ao lado da Matriz de São Sebastião, onde uma urna de concreto foi construída para recebê-lo. O evento contou com a presença do prefeito Heitor Verdu, da primeira-dama Fátima Queiroz, do pároco Teddy Basseto e de vários moradores, que levaram mensagens para parentes do futuro. A iniciativa é do Departamento de Cultura e Turismo e faz parte das comemorações pelos 70 da cidade, completados no dia 20 de janeiro.
“Estamos celebrando durante todo o ano e a Cápsula do Tempo foi uma ideia para preservar este momento para a posteridade, para que os braunenses do amanhã sintam um pouco da alegria que estamos vivendo agora”, disse o prefeito Heitor. A cápsula é feita de pvc e também contém uma cópia do hino de Braúna, em mídia digital e impressa, esta assinada por munícipes e artistas que estiveram nos eventos realizados até o momento.
“A cápsula contém cartas escritas por estudantes, crianças, pessoas mais velhas, autoridades, e também tem mensagens de pessoas de outras cidades que trabalham aqui. Daqui a 70 anos isso será um retrato do passado”, afirma o diretor de Cultura, Carlito Sena Souza. Ao final do evento, uma foto foi feita com todos os presentes, impressa e guardada na cápsula, assim como uma lista de presença assinada pelas pessoas que estavam na praça durante a manhã.
Mais comemorações
No próximo sábado, dia 29, a Praça José Ramos da Silva será reinaugurada após uma reforma total. O evento começa às 21h30 com um cerimonial e logo em seguida haverá show com a banda Somos Iguais.
Os canteiros foram elevados, o piso de pedra portuguesa foi substituído por piso intertravado de concreto, mais permeável; árvores doentes foram retiradas e todo o paisagismo foi refeito, assim como a iluminação. A praça também ganhou relógio digital com medidor de temperatura, novos bancos e lixeiras, parque para crianças e a fonte foi substituída por um letreiro com os dizeres “Eu amo Braúna”, que tem iluminação “especial”, segundo o prefeito. “Colocamos muitas luzes coloridas neste letreiro, que é pra dar vida ao local”, disse. O investimento é de aproximadamente R$ 900 mil, recursos estaduais e municipais.
No domingo, 30, pela manhã, haverá missa campal em homenagem a São Cristóvão com encontro de motociclistas e exposição de carros antigos. Após a missa, a Prefeitura oferecerá um café da manhã para os presentes. Ao longo do dia a paróquia tem programação da festa do santo católico, como almoço no salão. A Banda Regimental do CPI-10 de Araçatuba abrirá o desfile dos motoristas, que serão abençoados pelo pároco local. No final da tarde de domingo, a banda de rock Black Pearl faz um show na praça.