Equipes de buscas e salvamento encontraram na manhã deste domingo dois corpos e os destroços de um avião bimotor Baron B-58, que desapareceu na noite deste sábado cinco minutos após decolar do aeroporto de Vilhena (RO). A aeronave era pilotada pelo pecuarista Garon Maia Filho, segundo informações do portal folhadosulonline.
As buscas iniciaram na noite de sábado por equipes da SAR ( Search And Rescue – Busca e Salvamento) da FAB (Força Aérea Brasileira), com sede em Campo Grande (MS), após acionamento do Cindacta IV (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).
A aeronave, que tinha registro para realizar voos noturnos e estava com situação de aeronavegabilidade em dia, decolou de Vilhena e teria como destino a fazenda Jaqueline, no estado do Mato Grosso, cujo tempo de voo seria de 15 minutos. No entanto, após cinco minutos da decolagem houve o acidente.
O local é de difícil acesso e ainda durante a noite as equipes sobrevoaram a região do último sinal do transponder por cerca de três horas, sem sucesso. Garonzinho Maia, como é conhecido, estava na companhia do filho, adolescente, que mora com a mãe em Campo Grande (MS) e estava passando férias com o pai.
Garonzinho era piloto experiente e tinha paixão pela aviação e pecuária herdados do avô, o lendário pecuarista Garon (Braulino) Maia, um dos maiores e principais pecuaristas do Brasil. O pai de Garonzinho, Garão Maia, faleceu em outubro do ano passado em São Paulo. Ele lutava havia 12 anos contra um câncer.
Homenagens
Amigos, autoridades, entidades ligadas à pecuária e agronegócio divulgaram nota de pesar e fizeram homenagens para Garon e o filho.
– “É com profunda tristeza que recebemos a notícia sobre o trágico acidente aéreo ocorrido no estado de Rondônia, que resultou no falecimento de Garonzinho Maia e seu filho Kiko. Garonzinho era piloto experiente e tinha paixão pela aviação e pecuária. Era filho do saudoso Garon Maia e da empresária Cristina Maia, além de neto de Braulino Maia, mais conhecido como Garon Maia, uma lenda da pecuária brasileira. Neste momento de dor e pesar, prestamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos“, diz a nota de Dilador Borges, prefeito de Araçatuba.