O vereador de São Paulo, Fernando Holiday, fez um comentário irônico durante o evento de sua filiação ao Partido Liberal (PL), presidido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (25/7).
Holiday, que se assumiu bissexual em abril deste ano, brincou: “A imprensa sempre dizendo que o senhor é homofóbico, racista, aqui filiando um negro meio viado”. A plateia reagiu com risos e aplausos.
A fala do vereador, que é ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), ressoou como uma ironia considerando a reputação de Bolsonaro, frequentemente acusado de homofobia e racismo. Bolsonaro já deu declarações polêmicas, como a que afirmava que os pais deveriam bater nos filhos para “mudar o comportamento”, caso suspeitassem que fossem homossexuais, e que “nenhum pai tem orgulho de ter um filho gay”. Em 1997, Bolsonaro disse que “ninguém gosta de homossexual, a gente suporta”.
Fernando Holiday já foi um crítico fervoroso de Bolsonaro. Ele já se referiu ao ex-presidente como “jumento” e “corrupto”, além de classificar a família Bolsonaro como uma “quadrilha de quinta categoria”.
No entanto, o recém-filiado ao Partido Liberal expressou arrependimento por suas declarações passadas. A sua filiação ao partido de Bolsonaro surpreendeu observadores políticos e gerou comentários em várias plataformas de mídia.