O PT (Partido dos Trabalhadores) realizou, nesse domingo (9), em Araçatuba, uma plenária de mobilização regional com a presença do presidente estadual da legenda, Kiko Celeguim. Cerca de 200 pessoas vindas de diversas cidades da região participaram do evento, que foi realizado no plenário da Câmara Municipal.
Os temas centrais do debate foram as eleições de 2024 nas cidades da região; a federação Pt/PV/PC do B e os seis primeiros meses do governo Lula. O objetivo do partido é se organizar para disputar em 2024 o maior número de prefeituras possível e eleger bancadas de vereadores em todas as cidades, segundo o coordenador regional do PT e presidente do Diretório Municipal do partido em Araçatuba, Fernando Zar.
Plenária contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas da região
Para o presidente estadual do PT, o cenário nos municípios paulistas em 2024 tende a melhorar para a esquerda e os seus movimentos progressistas, ao citar o desempenho positivo do governo Lula frente ao Congresso e a oposição liderada pelo agora inelegivel ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Derrotado nas eleições 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu em 547 cidades das 645 do estado de São Paulo, com a preferência de 55,23% do eleitorado paulista ante os 44,17% do presidente Lula, uma diferença de 2,62 milhões de votos.
Itapura elegeu Lula com 72% dos votos
Fernando Zar destacou que nos 48 municípios da macrorregião do partido, apenas 7 deram vitória ao presidente Lula, porém em apenas 2 cidades da região o desempenho ficou abaixo dos 30%. Em média, segundo ele, a maioria passou dos 35%, segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral. Já o município de Itapura se destacou por ter sido a cidade da região com maior votação: 72% dos votos foram para Lula.
Respaldo para a militância
Presente no evento, a deputada estadual Ana Perugini destacou que as bancadas federal e estadual do partido estarão presentes mensalmente em agendas regionais para ajudar o PT nos municípios a debater políticas públicas e respaldar a militância.
Nomes do PT
Além dos presidente estadual da sigla e da deputada Ana Perugini, o evento contou com outros membros da direção executiva do partido no Estado de São Paulo, como Cilene Óbici (secretária de Finanças); Luiz Turco (secretário de organização); Delúbio Soares (ex-tesoureiro nacional); Wellington Diniz (secretário dos Movimentos Populares); Sabrina Diniz, superintendente do Incra; e Taís Maciel (secretária de Formação).
Terminal Urbano de Araçatuba
Seis empresas estão no páreo para construir o novo terminal urbano de Araçatuba, no chamado Campo do Ferrinho, na rua Rosa Cury, atrás do pronto-socorro municipal. São elas Kairós Construções e Emprendimentos Fernandópolis Ltda; D.W.J. Engenharia e Construções Ltda; Gomes & Benez Engenharia Ltda; HMBF Engenharia e Construções Ltda – EPP; Soluções Serviços Terceirizados Ltda; e R.B. Engenharia e Construções Ltda. A abertura dos envelopes com as propostas de preços será na próxima quarta-feira (12), quando o vencedor da licitação será conhecido.
Conselho Tutelar
A Prefeitura de Araçatuba divulgou os nomes dos 52 candidatos aprovados nas etapas anteriores do processo para a escolha dos 10 conselheiros tutelares que deverão atuar na cidade a partir do ano que vem. Os habilitados, agora, vão passar por avaliação psicólogica. Os que forem aprovados poderão iniciar a campanha eleitoral, já que a última etapa do processo é a eleição dos conselheiros, da qual podem participar todos os eleitores de Araçatuba que estão em dia com a Justiça Eleitoral. A eleição será no dia 1º de outubro, na Escola Estadual Manoel Bento da Cruz (IE).
Fórum Regional de Agentes de Saúde
O 1º Fórum Regional dos Agentes Comunitários de Saúde, de Combate a Endemias e Controladores de Vetores de Araçatuba e Região, realizado nesta segunda-feira (10), reuniu cerca de 500 pessoas na Comunidade Casa do Pai, no bairro Santana.
Organizado pela Fundaces (Frente Única dos Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e Vetores de Araçatuba), o objetivo do evento foi oferecer conhecimento à categoria, que em Araçatuba é formada por aproximadamente 400 profissionais, e também aos gestores, segundo um dos organizadores, Luizinho Brás, que é também da diretoria do Sisema (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçatuba e Região.
Luizinho Brás (à frente) com os colegas agentes
União
A intenção dos organizadores foi também unir a categoria para as reivindicações da classe, como a regulamentação da aposentadoria especial para todos os agentes e o pagamento do adicional de insalubridade, previstos na Emenda Constitucional 120/2022, que estabeleceu o piso mínimo de dois salários mínimos para os agentes, com recursos repassados pela União aos municípios e estados.
Participantes
O evento contou com a participação da advogada Elane Alves, suplente a deputada federal na Bahia, que colaborou com a elaboração da lei 11.350/2006, também conhecida como Lei Ruth Brilhante, que reformulou a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Quem também participou do Fórum como palestrante foi a presidente do FNARAS (Fórum Nacional das Representações dos Agentes Comunitários de Saúde de Controle de Endemias), a ex-deputada estadual baiana Marivalda Araújo, hoje suplente.