O Partido Cidadania elegeu a sua nova diretoria em Araçatuba, nessa quarta-feira (26), durante congresso da legenda realizado no Clube dos Bancários. O atual presidente da Executiva local, Lázaro Eduardo Pereira (Lazim), foi reeleito para o cargo. Em sua fala, Lazim enfatizou a trajetória do Cidadania e reforçou o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade. Com mais de 300 filiados, a sigla tem dois nomes com mandatos eletivos: a vice-prefeita Edna Flor e o vereador Arnaldinho, que está em seu primeiro mandato.
Outros nomes
Além da reeleição de Lazaro Eduardo Pereira, o congresso definiu outros importantes cargos dentro do partido. A vice-presidência será ocupada por José Agnelo Cintra. O cargo de secretário será ocupado por Edson Rocha, enquanto José Adauto Nunes será o tesoureiro, ambos com vasta experiência na política local.
Cenário político atual
Além da eleição da nova diretoria, o encontro teve como objetivo a discussão sobre o cenário político atual. A presença da vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, foi um dos destaques do evento. Ela ressaltou a importância de encontros como esse para o fortalecimento da democracia e o engajamento da população nas questões políticas locais. Segundo Lazim, o partido deverá lançar a candidatura de Edna para prefeita no ano que vem.
Leitura bíblica
O vereador Arnaldinho (Cidadania), que faz parte da Frente Parlamentar Cristão da Câmara de Araçatuba, disse que só vai fazer a leitura da bíblia durante as sessões se tiver a certeza de que não estará cometendo nenhuma irregularidade nem afrontando a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. (TJ-SP). A Justiça julgou inconstitucional trecho do Regimento Interno do Legislativo araçatubense que previa leitura bíblica obrigatória a cada início de sessão, tanto ordinária quanto extraordinária.
Textos filosóficos?
Por causa disso, Arnaldinho e os vereadores Coronel Guimarães (União Brasil) e Maurício Bem Estar (PP), que compõem a Frente Parlamentar Cristã, decidiram apresentar um projeto de resolução que altera o texto do Regimento Interno. Se aprovado, os vereadores poderão fazer leituras de textos filosóficos e de reflexão, incluindo passagens bíblicas.
Saúde e educação
O deputado estadual Paulo Fioriolo (PT) esteve em Araçatuba esta semana, para visitar entidades e conversar com lideranças. Na terça-feira (25), passou na Santa Casa para informar que disponibilizou uma emenda de R$ 100 mil para ajudar o hospital. Depois, se encontrou com o prefeito Dilador Borges (PSDB), para falar sobre o assentamento Hugo Herédia, cujos moradores reivindicam melhorias em sua escola e também no transporte de alunos. Dilador, que já disse em várias ocasiões que educação é prioridade em seu governo, prometeu atender às reivindicações.
Críticas a Tarcísio
Fiorilo fez duras críticas ao governo de Tarcísio de Freitas em sua passagem por Araçatuba. Em entrevista ao programa Fala Tudo, da Band FM 96,9, disse que o governador não aprovou nenhum projeto relevante em seis meses de gestão. Ao comparar a gestão estadual com a federal, fez questão de dizer que Lula conseguiu aprovar a reforma tributária e destacou, ainda, o avanço do Ministério da Justiça nas investigações do assassinato da ex-vereadora do Rio Mariele Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.