Em Bariloche com Ciro Gomes
Em viagem a Bariloche, na Argentina, o policial civil Rafael Zago, que foi candidato a prefeito de Birigui pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 2020, teve um encontro inesperado com Ciro Gomes, candidato à presidência da República no ano passado e uma das lideranças brasileiras da legenda.
Mesmo debaixo de uma chuva congelante, Zago gravou um vídeo ao lado de Ciro, que foi bastante simpático e receptivo, nessa quarta-feira (5), naquela que é considerada a Suíça da América do Sul.
Rafael Zago ao lado de Ciro Gomes, em encontro casual em Bariloche
“Tá na hora de mudar”, diz líder pedetista
Feliz da vida ao ver sua referência política, Zago enalteceu a elegância de Ciro e o parabenizou pelas eleições. Ciro, por sua vez, agradeceu e disse: “Mando, por seu intermédio, um abraço pra gente querida de Birigui. Tá na hora de mudar, Birigui, e tá aqui a oportunidade da mudança”, referindo-se a Zago como uma liderança do PDT na cidade e uma possibilidade de encarar novamente as urnas na disputa pela Prefeitura.
Estruturação para 2024
Em conversa com esta coluna, Rafael Zago disse que não tem planos de ser candidato em 2024, mas como presidente do diretório municipal do PDT em Birigui, está estruturando a sigla para o pleito do ano que vem. Para isso, vem mantendo diálogos com legendas que se aproximam. “O PDT tem um bom tempo de mídia, além de ser um dos partidos com maior participação no fundo partidário. É uma legenda progressista interessante e sem máculas políticas”, resumiu, enquanto dava uma pausa nos passeios turísticos na terra dos hermanos.
Derrota na Câmara
Por falar em Birigui, o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) sofreu uma grande derrota na Câmara Municipal, nessa quarta-feira (5). Por maioria de votos, os vereadores rejeitaram a proposta do chefe do Executivo de financiar R$ 14 milhões, pela Agência Desenvolve-SP, do governo estadual, com o objetivo de comprar veículos e maquinários para a frota da cidade. O projeto já vinha recebendo muitas críticas da população, que vê como prioridade a melhora na saúde do município, vista como caótica por muitos, devido à falta de médicos e medicamentos.
Insegurança com a Reforma Tributária
Muitos prefeitos têm manifestado preocupação com a Reforma Tributária, principalmente pelo fato de a proposta retirar o “poder” dos municípios na gestão do ISS (Imposto Sobre Serviços). Aqui em Araçatuba, não é diferente. O prefeito Dilador Borges (PSDB) já participou de dois eventos nacionais para discutir o assunto e, embora seja a favor da reforma, sente-se um pouco inseguro. Isso porque, segundo ele, as discussões estão muito no âmbito nacional e, onde o dinheiro realmente entra, que é nos municípios, não esta ocorrendo este debate.
Sem deputados, mais apreensão
Este é um dos problemas de não se eleger deputados por Araçatuba. Ao priorizar a eleição de forasteiros, perde-se a chance de ter um representante para levar as demandas e receios dos prefeitos da região para a discussão na capital federal. Com alguém por lá, certamente a apreensão em relação à reforma seria menor.