Dilador com Borella, em SP
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), esteve com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quarta-feira (19), para o lançamento de um programa habitacional. Em suas redes sociais, Dilador postou uma foto com os dizeres: “Eu e o Coronel Borella estivemos em São Paulo, com o governador Tarcísio de Freitas, para o lançamento do programa Casa Paulista 2023 e fiquei muito feliz porque Araçatuba será contemplada neste programa. Nossa gratidão @governosp @tarcisiogdf @habitacaosp! Vamos juntos!”
Tarcísio, Dilador e Borella, durante evento do governo, em SP
Dilador com Borella, em SP 2
Dilador fez questão de ir para São Paulo com seu chefe de gabinete, Deocleciano Borella Júnior, que segundo aliados da atual administração, é o nome preferido do prefeito para a sua sucessão, em 2024. Borella, aliás, tem sido convidado para falar em eventos da Prefeitura, talvez para ter mais “contato” com o público e se tornar mais conhecido, porque até então, só atuava nos bastidores. Um exemplo disso ocorreu durante a inauguração do prolongamento da Pompeu, onde Borella discursou ao microfone.
“Sob a proteção de Deus”
A proibição de a Câmara de Araçatuba iniciar suas sessões com os dizeres: “Sob a proteção de Deus” tem tido ainda mais repercussão. O veto ao uso da expressão é do Tribunal de Justiça de São Paulo. Depois de o jornalista Alexandre Garcia gravar um vídeo sobre o assunto, agora foi a vez do jurista Ives Gandra Martins.
“Sob a proteção de Deus” 2
Assim como Garcia, Martins cita o preâmbulo da Constituição Federal, com os tais dizeres “Sob a proteção de Deus” e afirmou: “Os desembargadores do TJ só são desembargadores porque a Constituição Federal foi promulgada sob a proteção de Deus”. Para o jurista, trata-se de uma contradição preconceituosa que não faz bem para um Tribunal que é exemplo para o Brasil e para o mundo. “É um preconceito que, inclusive, também a Constituição proíbe”, disse, destacando esperar que o tema seja levado à Suprema Corte brasileira.
Vereadores gravam vídeos
Inconformados com a decisão do TJ-SP, vereadores da bancada evangélica gravaram vídeos ao lado de seus líderes religosos, que criticaram a proibição do uso da expressão “Sob a proteção de Deus” e da leitura bíblica, ao início de cada sessão da Câmara. Já circulam pelos grupos de whatsapp os vídeos feitos pelos vereadores Maurício Bem-Estar (PP) e Coronel Guimarães (União Brasil). Já o vereador Lucas Zanatta (PL) preferiu gravar um vídeo sozinho, no qual também faz críticas à decisão do Tribunal de Justiça.
Intensificação dos trabalhos
Por falar nisso, alguns vereadores de Araçatuba intensificaram os trabalhos visando as eleições do ano que vem. Alguns, inclusive, estão publicando vídeos de “obras” feitas por eles. Vale lembrar que vereador não tem a função de executar, que é exclusiva do prefeito, portanto, embora possam indicar a realização de obras, a paternidade das mesmas é questionável. Outros parlamentares, por sua vez, não desgrudam do prefeito nas fotos.
Típico de pré-eleição
Outra característica típica de ano pré-eleitoral é a atitude de algumas pessoas que viviam atacando vereadores e prefeito, nas redes sociais, e agora estão elogiando determinado vereador e o prefeito. Efeito da eleição do ano que vem? Deve ser, afinal, isso sempre acontece.