O município de Araçatuba foi escolhido, por votação, para sediar os Jogos Regionais 2024, que serão realizados na segunda quinzena de julho. Cinco cidades estavam na disputa para receber a competição.
A decisão foi no domingo (9), em eleição com a participação de representantes de delegações que participaram dos jogos do ano passado e deste ano.
Ainda não há a data específica das competições de 2024. A última vez que Araçatuba sediu os Jogos Regionais foi em 2016.
“Temos uma estrutura que atende bem as necessidades dos Jogos. O nosso único problema era a pista de atletismo, mas até o ano que vem a pista do Sesi, que possui classificação internacional, deverá estar pronta”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumelero.
JOGOS 2023
Araçatuba está em segundo lugar na pontuação geral dos Jogos Regionais 2023, que se encerram nesta quarta-feira (12), em São José do Rio Preto, e são classificatórios para os Jogos Abertos, que serão realizados de 2 a 14 de outubro, também em Rio Preto. A anfitriã, aliás, está na primeira colocação nos Jogos Regionais.
A Secretaria Municipal de Esportes levou uma delegação com 405 pessoas, entre atletas, dirigentes e comissão técnica. Dentre estes, cerca de 340 são atletas que estão participando de 22 modalidades de um total de 24. Araçatuba só não compete no taekwondo e em uma de arremesso.
Até agora, Araçatuba só não foi classificada para os Jogos Abertos em três modalidades: vôlei de areia feminino, futebol de campo masculino e futsal masculino. Algumas competições ainda estão acontecendo, como vôlei feminino e atletismo.
“Acredito que Araçatuba teve um bom desempenho”, afirmou Tumelero, destacando que o município não possui atletas importados, ou seja, todos são da cidade.
Em 2019, úlima competição antes da pandemia em que houve contagem de pontos, Araçatuba ficou em segundo lugar na pontuação geral. Os jogos de 2022 foram em formato de retomada, após dois anos sem realização devido ao novo coronavírus.