Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a Prefeitura de Araçatuba e o Comsea – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizarão, nesta quinta-feira, 20 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba das 7h30 as 13h, no auditório do Unitoledo Wyden, na rua Antônio Afonso de Toledo, 595 – Jardim Sumaré, Araçatuba-SP.
A conferência tem como objetivo proporcionar espaço democrático de discussões e reflexões no âmbito municipal, buscando a consolidação do princípio da prioridade absoluta, preconizado na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Segurança Alimentar (n.º 11.346/2006 – LOSAN), que Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.
Serão 150 vagas para participantes, os quais receberão certificado ao final do evento. O município, durante a sua Conferência Municipal de Segurança Alimentar, elegerá delegados para participação na Conferência Regional, conforme critério definido no Regimento Interno da Conferência.
Para tanto, terá como público-alvo gestores públicos de segurança alimentar, beneficiários e usuários de assistência social, produtores rurais, agricultores familiares, assentados, representantes da igualdade racial, matriz africana, organizações de outras políticas públicas que fazem interface com a Segurança Alimentar, representantes de conselhos municipais, universidades, do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, Judiciário e do Ministério Público.
Esta conferência contará com duas palestras, sendo a palestra magna da Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, Graduada em Nutrição, com Mestrado em Alimentos e Nutrição, Doutorado em Ciências dos Alimentos, Docente da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – Unesp. Ela é também professora convidada na Maestria em politicas Públicas Alimentares e Nutricional na Universidade de Antioquia, na Colômbia, Maestria em Nutrição e Dietética na Universidade de Cuenca, no Equador, coordena a pós graduação latu/sensu/dupla titulação em soberania e segurança alimentar, Membro fundador da Rede SANS: Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária e da Rede Latina/Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. ( Rede LaSSAN).
Em seguida, haverá a palestra da vice-prefeita de Araçatuba e secretária municipal de Participação Cidadã, Edna Flor.
A 3.ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba será composta de mesas de debates, painéis e grupos de debate, plenária e ato público, e produzirá um relatório final, a ser encaminhado ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e Poder Executivo Local.