Um novo golpe envolvendo motoristas do Uber veio à tona recentemente: a ativação de corridas sem a presença do passageiro no veículo. Após o usuário informar o código de segurança da corrida, os motoristas são capazes de dar início à viagem, mesmo sem o passageiro a bordo, de acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo.
O golpe, que se baseia na funcionalidade do “U-código” – uma combinação de quatro dígitos criada pelo aplicativo para cada viagem – permite que os motoristas utilizem o aplicativo para cobrar valores elevados por viagens que não foram realizadas.
Neste esquema, os motoristas utilizam o chat do aplicativo para solicitar ao usuário o código de segurança da corrida antes de chegar ao local de embarque. O U-código foi criado pela Uber com o objetivo de tornar as viagens mais seguras, permitindo que tanto motoristas quanto passageiros possam confirmar se estão na corrida correta ao checarem a combinação do código.
Vários casos de golpe foram relatados nas redes sociais e entrevistas com vítimas na cidade de São Paulo foram feitas pela Folha de São Paulo. Uma delas, Fernanda Gasparino, compartilhou sua experiência: “Assim que a motorista aceitou [a corrida], mandou uma mensagem no chat pedindo o código. Não sabia como funcionava e passei. O aplicativo ficou instável, a corrida começou sem mim e foi redirecionada para outros lugares. Veio a notificação de que a viagem havia terminado, com uma cobrança de R$ 50”.
Em resposta ao golpe, a Uber esclareceu que implementou a ferramenta U-Código e enfatizou a importância de os usuários não divulgarem o código de quatro dígitos ao motorista antes de sua chegada ao local de embarque. Ademais, a empresa incentiva que vítimas desse tipo de crime denunciem aos órgãos competentes e garantiu possuir uma equipe preparada para auxiliar nas investigações, conforme determina a lei.