Uma cena inusitada chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam pela ruas do Água Branca II, em Araçatuba, na manhã desse domingo (18). Mais de 20 vacas leiteiras caminhavam lentamente pelas vias, sem nenhuma supervisão, à procura de um lugar para pastarem e se alimentarem.
O cenário poderia até ser chamado de bucólico, remetendo ao Arcadismo, movimento literário europeu do século XVIII, que abordava temas campestres e pastoris. Entretanto, os animais soltos nas vias públicas revelam o perigo da posse irresponsável, que pode resultar em ferimentos e até mortes dos animais e também de transeuntes.
De início, as vacas se amontoaram em terreno baldio, tomado pelo mato, na rua Waldir Cunha. Depois, atravessaram a via e seguiram para uma área verde do município, que além de servir de pastagem para animais soltos (é comum flagrar cavalos soltos por ali), é também usada como descarte de lixo.
Vídeos e fotos
Encantados com a cena, moradores paravam para assistir ao desfile das vacas. Alguns chegaram a fazer filmar e fotografar os animais. Pegos de surpresa, os motoristas tiveram de parar os veículos para que os exemplares passassem, e por pouco não houve acidente.
Um morador do bairro contou que nunca havia visto a cena antes, por lá. Ele não quis se identificar, mas admitiu que é bonito ver os animais juntos. De outro lado, ficou preocupado com possíveis acidentes. “Se alguém passa e não vê, poderia bater e se machucar gravemente, assim como as próprias vacas”, disse.
Guarda Municipal deve ser acionada
Informada, a Prefeitura informou que, nestes casos, a Guarda Municipal deve ser acionada imediatamente, pelo número 153 (a ligação é gratuita).
“A Guarda vai ao local retirar o risco da população, aciona veterinário para auferir se tem crime de maus-tratos e aciona a Diretoria de Gestão e Proteção Ambiental para apreender o animal e garantir o bem-estar do mesmo.”, explicou a assessoria de imprensa, por meio de nota.