Após receber reclamações de superlotação de ônibus e constantes atrasos nas linhas da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), o vereador Wesley da Dialogue (Podemos) encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e também á própria empresa, solicitando a ampliação dos horários de atendimento do transporte público, principalmente nos períodos de maior fluxo de usuários.
No documento, o parlamentar pede que o intervalo entre os ônibus seja de 30 minutos, em todas as rotas operadas no município. No mês passado, o RP10 divulgou reclamações de usuários do transporte público que chegaram a fazer um abaixo-assinado solicitando melhorias à empresa concessionária.
De segunda a sexta-feira e também aos sábados, os horários dos intervalos de maior fluxo, pela manhã, são das 5h50min às 7h50min, nos bairros. Já os períodos de maior movimento no Terminal Urbano é das 17h20 às 19h20, de segunda a sexta; e das 11h20 às 13h20, aos sábados.
Após receber constantes reclamações de usuários sobre tempo de espera entre ônibus e a lotação dos veículos, o vereador esteve, no início da última quarta-feira (20), no Terminal Urbano, para observar o número de passageiros e conversar com os usuários.
“Constatamos o grande fluxo neste horário, com ônibus superlotados e muitas pessoas em pé, se espremendo para que todos consigam voltar para as suas casas ou chegar aos seus compromissos”, afirmou Wesley da Dialogue.
Além da reclamação do grande fluxo de passageiros neste horário, ele disse ter verificado atraso superior a 15 minutos para a chegada dos veículos ao terminal. “Pessoas ouvidas pelo nosso gabinete relataram que diariamente enfrentam atrasos, o que faz com que percam o horário em que deveriam chegar ao seu destino”, completou.
O vereador defende que, com a ampliação dos horários de funcionamento nestes períodos, o número de passageiros por carro irá diminuir.
“Como já constatado e relatado, apenas uma opção de horário para que o usuário acesse o transporte durante os
períodos da manhã e fim do dia é o que tem gerado a superlotação nos carros. Além disso, evitaria grandes atrasos no serviço, que prejudica o passageiro que possui horário de entrada e saída em seu emprego, escola e outros”, finalizou.