O soldado Ronaldo Ferreira, da Polícia Militar de Andradina (SP), se tornou um herói ao salvar a vida de um bebê engasgado com leite materno, por meio de uma ligação telefônica. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (13), quando os pais do recém-nascido entraram em contato com a corporação. Ronaldo deu as instruções necessárias para a execução da manobra de Heimlich, fazendo com que o bebê retomasse a respiração.
“A gente tem que tentar manter o controle, mas é bem difícil, tendo em vista que também tenho uma filha. A cabeça fica no trabalho e em casa”, admitiu o soldado Ferreira, que está na corporação há oito anos e atua na Central de Operações da Polícia Militar (Copom) há apenas dois meses.
Durante a ligação, a mãe do bebê, visivelmente nervosa, passou o telefone para outro adulto, provavelmente o pai ou o avô da criança, segundo Ronaldo. Ele então orientou a família a realizar a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros para casos de engasgamento.
Após o incidente, uma ambulância foi acionada para socorrer o bebê e levá-lo ao Pronto Atendimento de Andradina. “Temos que manter a postura e a calma para que os pais consigam executar a manobra da melhor maneira possível. É um sentimento de emoção muito grande em conseguir salvar uma vida”, compartilhou Ronaldo em entrevista ao g1/TV Tem.
Manobra de Heimlich
Em situações de engasgamento, é crucial manter a calma e, se possível, realizar a manobra de Heimlich, que consiste em aplicar uma compressão rápida e firme na região do abdômen, logo acima do umbigo, para criar uma pressão que desaloje o objeto obstrutivo das vias aéreas. Se a vítima for uma criança pequena ou um bebê, como no caso relatado, a manobra deve ser adaptada com cuidado para evitar lesões. Assim que possível, é aconselhável procurar orientação profissional imediatamente ligando para o telefone 193 ou 190.