Um caso inusitado resultou na fuga de um grupo de nove macacos-negros de um zoológico na cidade de Děčín, República Tcheca, na última segunda-feira (12/6). O culpado: um homem de 42 anos, sob o efeito de maconha, que danificou a cerca elétrica do recinto.
A fuga inesperada ocorreu quando o homem tentou interagir fisicamente com os primatas, chegando a estender a mão em uma tentativa de aperto. Recebendo um choque da cerca elétrica, o sujeito, então irritado, destruiu a barreira, permitindo que os animais fugissem.
Desde o incidente, as equipes do zoológico têm trabalhado para recapturar os animais fugitivos. Sete dos nove macacos foram localizados e recolhidos graças ao uso de armadilhas de comida. No entanto, dois primatas ainda estão à solta. Os macacos-negros, que podem pesar até 10 kg, são conhecidos por suas mordidas fortes e representam um perigo potencial.
Na noite seguinte à fuga, a polícia deteve o homem responsável pela situação. Enquanto isso, o zoológico lançou um aviso ao público em seu site. “Caso aviste os macacos, não tente capturá-los, em hipótese alguma, e nos informe imediatamente.”