Com 811 casos de dengue e 3 mortes confirmadas pela doença em Araçatuba, a Secretaria Municipal de Saúde irá prosseguir com a nebulização, popularmente chamada de “fumacê”, para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
A nebulização começou na quarta-feira, 31 de maio, no bairro Água Branca. A partir de segunda-feira (5) até quarta (7), o fumacê será nos bairros Vista Verde, Araçatuba G, Hilda Mandarino e Ivo Tozzi. O trabalho é realizado pela UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses), subordinada à Secretaria Municipal de Saúde.
A aplicação do inseticida é feita nas residências e a recomendação é que os moradores recebam o agente de saúde e fiquem atentos às orientações para que a aplicação seja eficaz.
Os bairros onde a nebulização será realizada foram escolhidos por ter a maior incidência de casos de dengue. Araçatuba registrou, até o dia 31 de maio deste ano, 811 pacientes infectados e 3 óbitos. Em 2022, no mesmo período, a cidade havia notificado 2.444 casos da doença e 2 óbitos.