O policial militar baleado no abdômen e nas duas pernas durante uma abordagem no dia 1º de junho, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, recebeu alta médica nesta quinta-feira, dia 8, e será acompanhado por colegas de farda do 38ºBPM/M até sua residência. Já o outro, atingido no rosto na ocorrência, segue internado, em plena recuperação.
Na data do crime, por volta das 9h, os policiais realizavam abordagem na Rua Antônio Coutinho a um homem, que entrou em luta corporal com um dos policiais, tirou sua arma e disparou contra os PMs. Após os disparos, ele e um adolescente, que também foi abordado, fugiram.
Momentos após o caso, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) iniciou na região a “Operação Escudo” e conseguiu localizar o autor dos disparos, o adolescente e outro homem, encontrado com a arma do PM que foi levada.
Por volta das 13h30, uma equipe do 4º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) abordou um homem na Rua Heliodoro de Paiva, e com ele foi encontrada a arma do policial. Ele não estava envolvido no crime, mas era foragido da Justiça e foi encaminhado ao 49º DP. Após denúncias, o autor dos disparos e o menor de idade também foram localizados e conduzidos ao 49º DP.