Nesta segunda-feira (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou fortemente o programa da Prefeitura de Campinas (SP) de construir casas populares com 15 metros quadrados. A afirmação foi feita durante a live semanal de seu programa “Conversa com o Presidente”, transmitido nas redes sociais.
As casas, que ainda não estão prontas, consistem em duas divisões: uma sala e um banheiro. O terreno para cada unidade habitacional é de 90 m². Lula ressaltou que tais acomodações não atendem ao conceito de moradia digna conforme recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, é preciso discutir o processo de degradação que mora o ser humano. Aquela história do prefeito [de Campinas] de fazer uma casa de 15 metros quadrados. Se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros para que o povo possa morar. É o absurdo do absurdo do absurdo”, criticou Lula.
A reação às críticas ao programa não demorou a surgir. O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, classificou a crítica como “lamentável”. “Claro que a ideia seria ir para uma casa acabada. Mas lá tem família em moradia improvisada, são barracos, sem saneamento básico, com ação de reintegração de posse, e um prazo da Justiça para sair de lá”, respondeu Wanderley.