David Baerten, um belga de 45 anos, simulou sua própria morte e, em uma reviravolta, chegou ao próprio funeral de helicóptero na cidade de Liège (vídeo mais abaixo). Baerten orquestrou a encenação para dar uma ‘lição’ à sua família sobre a importância de manter o contato.
Mensagens de luto foram publicadas nas redes sociais de Baerten, provocando reações emocionadas de amigos e familiares. “Por que a vida é tão injusta?”, dizia uma das publicações. A surpresa veio quando o suposto defunto desembarcou de um helicóptero na própria cerimônia fúnebre.
Em uma declaração a imprensa, Baerten explicou sua ação: “Nunca sou convidado para nada. Ninguém me vê. Todos nós nos separamos e nunca mais nos juntamos. Eu me senti desvalorizado. É por isso que eu queria dar a eles uma lição de vida e mostrar a eles que você não deve esperar até que alguém morra para encontrá-los.”
Baerten observou que apenas metade da família compareceu ao funeral, afirmando que o episódio serviu para revelar quem realmente se importava com ele. “Isso prova quem realmente se importa comigo. Quem não veio entrou em contato comigo para marcar um encontro. Então, de certa forma, eu venci”, acrescentou.
A farsa, que contou com a ajuda da esposa e dos filhos de Baerten, chocou a todos, inclusive seus amigos. “Você nos pegou”, disse um deles quando Baerten saiu do helicóptero.
Apesar de sua intenção de dar uma lição à família, Baerten recebeu críticas de alguns internautas que acusaram-no de encenar a morte para ganhar visualizações no TikTok. A publicação sobre o ocorrido foi visualizada mais de 1,4 milhão de vezes na rede social.