Mais de mil cabeças de gado foram vitimadas pelo frio intenso que atinge o Mato Grosso do Sul desde quarta-feira (14), causando um prejuízo estimado em R$ 3 milhões.
As mortes ocorreram principalmente na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense, onde os termômetros chegaram a marcar 11°C, com sensação térmica de 9°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), 1.071 bovinos morreram em decorrência das baixas temperaturas. “Foram as temperaturas mais baixas registradas este ano. E hoje é possível que ocorram mais mortes”, afirmou o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
Embora as mortes de animais em virtude do frio não sejam incomuns na região do Pantanal, o número de vítimas desta vez é significativamente alto. Os bezerros que morreram tinham entre cinco e oito meses de idade.
Esta situação agravada pela onda de frio intensa está trazendo preocupação para os produtores da região, que agora lidam com as perdas consideráveis e com a perspectiva de mais baixas em meio a esta inesperada onda de frio.