A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência Social, abrirá, a partir desta quarta-feira (14/06), o alojamento de inverno provisório para abrigar pessoas em situação de rua. A medida foi adotada após o aviso de frente fria e a queda brusca de temperatura que atingiu a cidade.
O alojamento fica na avenida João Cernach, com entrada pela lateral do Fundo Social de Solidariedade, no bairro Vila Xavier. O portão do local será aberto todos os dias a partir das 18h30, até passar a frente fria.
No alojamento serão oferecidos cama individual com colchão para as pessoas pernoitarem, kit de higiene, cobertores e alimentos. Assim como foi feito nos dois últimos anos, um espaço para os pets também foi preparado.
“Sabemos das leis e respeitamos o direito de ir e vir do cidadão. Mas também queremos que eles saibam que estamos aqui para abrigá-los para que tenham conforto enquanto as noites estiverem frias em nossas cidades. Inclusive com espaços pet para que não tenham de deixar seus melhores amigos para trás”, ressalta a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.
Estrutura
No alojamento foram preparados 20 leitos, sendo 16 para o público masculino e quatro para o feminino. Durante o inverno, todas as vezes que forem emitidas notas de alerta para frio intenso pela Defesa Civil Estadual, o espaço ficará aberto.
Ao chegar no abrigo provisório o cidadão será acolhido por dois funcionários da Assistência Social, que passarão as regras de convivência no espaço. Após fazerem a higiene pessoal, vão receber o jantar às 20h. Antes de deixar o alojamento, no dia seguinte, também poderão tomar o café da manhã. A segurança do espaço será feita pela Guarda Civil Municipal.
O trabalho de sensibilização para as pessoas em situação de rua irem para o abrigo é feito pela equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Quem recusa o acolhimento recebe cobertores.
Centro POP
A Secretaria de Assistência Social conta com equipe técnica que realiza abordagem social para encaminhar os moradores de rua para os serviços da rede de proteção assistencial do município, como o Centro POP, que atende na de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Roberto Clark, 236.
No local as pessoas recebem café da manhã e almoço e podem fazer higiene pessoal e lavar roupas, tudo gratuitamente. O Centro POP auxilia ainda na retirada de documentos pessoais, oferece atividades individuais e cursos profissionalizantes.