Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (7) em Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma importante expansão do programa Farmácia Popular, criado durante seu primeiro mandato, em 2004. O programa agora oferecerá medicamentos para osteoporose e contraceptivos gratuitamente, beneficiando milhões de brasileiros.
Estima-se que cerca de 55 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso aos 40 remédios disponíveis no programa sem qualquer custo. Entre estes, 5 milhões de mulheres devem se beneficiar especificamente com a retirada gratuita de medicamentos para osteoporose e contraceptivos.
“Ninguém vai ao médico para pegar um diagnóstico. Ninguém ao médico vai para pegar apenas a receita. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, a gente quer a receita e a gente quer comprar o remédio para curar o diagnóstico dado pelo médico”, disse Lula.
Lula também disse que o programa Farmácia Popular foi “ironizado e diminuído” pelo governo passado, mas que retorna agora com muito mais força, com mais remédio e maior capacidade de fazer convênio. “Para que mais farmácias possam participar, e a gente chegar no momento de atender à totalidade de pessoas necessitadas no país”.
De acordo com o presidente, a proposta do atual governo é, cada vez mais, inserir novos medicamentos na cartela de insumos fornecidos pelo programa, oferecendo “oportunidade de as pessoas viverem mais, poderem curar as suas doenças. Até porque hoje cuidar de doenças é muito caro. Qualquer remédio é muito caro”.
“Por isso, tenho dito que cuidar da saúde não é gasto. Os outros vão dizer que é gasto”, disse. “Não estou gastando. Estou investindo dinheiro no pobre. Cuidar da saúde do povo é investimento. Uma pessoa sã, com saúde, está mais alegre, trabalha mais, produz mais, cuida melhor das coisas que tem que fazer”, completou.
Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:
- quatro anticoncepcionais;
- dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
- três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
- três alternativas para controle da rinite;
- fraldas geriátricas.
Para retirar a medicação através do programa Farmácia Popular, os beneficiários devem ir a uma das farmácias credenciadas com um documento de identificação com foto e a receita médica do medicamento desejado. A receita pode ser emitida tanto por médicos do SUS quanto por médicos particulares, e tem validade de 180 dias.