Drew Rosenhaus, empresário bem conhecido na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), enfrenta críticas severas após agarrar um tubarão-negro no mar. O caso, que aconteceu na terça-feira (20/6), foi registrado em um vídeo e compartilhado pelo próprio Rosenhaus, que estava pescando com o jogador do Miami Dolphins, Tyreek Hill.
O vídeo (veja mais abaixo) mostra Rosenhaus saltando na água para se aproximar do tubarão, que lutava para se libertar do anzol. “Fui pescar hoje e decidi chegar perto deste tubarão”, postou o empresário. No vídeo, é possível ouvir Hill expressando preocupação, dizendo: “Não o agarre, Drew!”
A ação gerou revolta tanto entre os seguidores do empresário nas redes sociais quanto entre especialistas em vida marinha. David Shiffman, biólogo marinho da Arizona State University que estuda tubarões ameaçados, foi um dos críticos mais enfáticos.
“É difícil dizer o que diabos esse cara está fazendo no vídeo”, afirmou Shiffman ao “US Sun”. “Não há muitos bons motivos para pular na água com um tubarão que está aflito por causa do anzol na boca. Mas se o objetivo é apenas obter um vídeo maluco de você mexendo com um tubarão que faz você parecer legal para a mídia social, por favor, não faça isso com espécies protegidas de preocupação.”
Shiffman acrescentou que o estresse da captura geralmente causa a morte dos tubarões, e por isso os tubarões-negros são espécies protegidas. “Não há uma boa razão para aumentar esse estresse”, concluiu o especialista. O caso continua gerando reações nas redes sociais e na comunidade científica.