De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil bateu um recorde no número de passageiros em voos para o mês de maio, não visto desde 2015. No total, 7,3 milhões de passageiros foram transportados em território nacional no mês passado. Isso representa uma alta de 3,3% em relação a maio de 2019, período pré-pandemia.
Os voos domésticos também tiveram um aumento, com uma alta de 7%. Além disso, a oferta de assentos em voos domésticos subiu 3,8%. Com relação à participação das companhias aéreas, a pesquisa da Anac mostra que 37,1% dos passageiros optaram pela Latam, seguida pela Gol (33,1%) e a Azul (29,6%).
No entanto, a demanda por voos internacionais teve uma queda de 12,1% em comparação com maio de 2019. A oferta de assentos para destinos internacionais também caiu, registrando uma baixa de 9,1%. Ao todo, foram transportados 1,6 milhão de passageiros em voos internacionais.
A área de transporte de cargas também sofreu retração, com uma queda de 4,4% e um total de 36.491 toneladas transportadas.