Uma criança de nacionalidade boliviana de apenas 2 anos morreu, possivelmente engasgada, na madrugada deste domingo (25). A morte foi constatada pelo pronto-socorro de Birigui (SP) para onde o menino foi levado por equipe de resgate. O menino Dylan Vargas Gervacio viajava com a mãe, uma jovem de 21 anos, em um ônibus de turismo que seguia da capital de São Paulo para Corumbá (MS), na divisa com a Bolívia.
De acordo com a Polícia Militar, o ônibus fretado de uma empresa de turismo estava com 53 passageiros, todos bolivianos. Pouco depois das 4h da manhã, o motorista foi avisado que a criança estava passando mal e que passageiros tentavam reanimar o menino. Nesse momento, o ônibus passava pela região e estava perto da praça de pedágio de Glicério.
O motorista parou e pediu ajuda. Socorristas da concessionária que cuida da rodovia Marechal Rondon prestaram o primeiro atendimento no local. A criança, desacordada, foi levada por um ambulância para o PS de Birigui e deu entrada com suspeita de broncoaspiração (entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória). A equipe, comandada pelo médico Felipe Pellegrini Tavares, realizou manobras de reanimação, mas o menino já estava sem vida.
A mãe da criança contou à polícia que por volta das 23h de ontem pegou no sono, e que ao acordar por volta das 4h viu o seu filho no chão, com a barriga para cima, e que ao pegar sentiu a criança fria e inconsciente. Passageiros tentaram reanimar o menino e avisaram o motorista que chamou o socorro.
Uma assistente social de Birigui foi acionada para amparar a mãe, que ficou em choque. De acordo com o que foi apurado pelo site Birigui Notícias da Hora, o Consulado da Bolívia no Estado de São Paulo foi comunicado sobre a ocorrência. O corpo de Dylan foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba, onde passaria por exames necroscópico. O laudo do médico legista vai apontar a causa da morte.