“Só os 12”
O prefeito Dilador Borges (PSDB) disse, nessa quinta-feira (22), que dos 15 vereadores de Araçatuba, só 12 trabalham pela cidade. A declaração foi durante o lançamento da Expô Agro, no Hotel Botânico. Ao cumprimentar as autoridades presentes, disparou: “Cumprimento os 12 vereadores que trabalham por Araçatuba, só os 12, porque os outros 3, dos 15, não trabalham por nossa cidade”.
Oposição
Dilador referiu-se, obviamente, aos três vereadores que fazem oposição ao seu mandato: Arlindo Araújo e Luis Boatto, ambos do MDB, e Lucas Zanatta (PL).
Dilador no PL
Zanatta, inclusive, pode ter sua pretensa candidatura a prefeito inviabilizada devido à proximidade de Dilador com o partido de Jair Bolsonaro. Depois de ter participado de um almoço com a alta cúpula do PL, no qual o ex-presidente também esteve presente, há quem diga que o chefe do Executivo de Araçatuba está com os dois pés na sigla liberal. Dilador apoiou Bolsonaro nas eleições de 2022 e muitos de seus colegas tucanos têm migrado para o PL.
A ingrata política
Apesar de estar no PL há 19 anos, o vereador Gilberto Batata Mantovani, que é filiado desde 2004, não faz mais parte do Diretório Municipal do partido na cidade. Ele, que presidiu a sigla por anos, havia sido rebaixado a secretário do partido quando Zanatta tomou para si as rédeas do PL, no ano passado. Agora, nem secretário Batata é mais. Banido da diretoria, que está nas mãos de figurões do agronegócio, o vereador está quieto e aguarda as cenas dos próximos capítulos.
Regininha e suas datas
Apesar de já ter sido criticada inúmeras vezes por sua mania em querer instituir datas no calendário oficial do município de Araçatuba, a vereadora Regininha (Avante) não desiste de apresentar projetos afins. Desta vez, ela propõe incluir o Dia e a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, a serem comemoradas anualmente em 12 de junho. Até agora, a vereadora apresentou, pelo menos, 10 (DEZ) projetos semelhantes desde o início do seu mandato. Seria falta de criatividade?